Atualmente um dos maiores problemas dentro das empresas é sem dúvida a produtividade. Sabemos que o brasileiro tem como costume deixar para o último momento a realização de tarefas e a entrega de resultados, o “Jeitinho Brasileiro”, o que gera um time estressado e que sempre atrasa nos prazos.
As empresas buscam o aumento da produtividade, através de algo que traga maior valor com o menor custo benefício. Pensando nisso, uma das mais inovadoras estratégias para resolver este problema está se propagando no mercado com o nome de Gamification.
Afinal o que é Gamification?
Gamification são técnicas e estratégias que não necessariamente são associadas a jogos de computadores ou vídeo game. É sim tornar o “jogo” uma realidade, que impacta pontos de engajamento, produtividade, foco e determinação, tornando simples a forma de atingir metas e objetivos.
Segundo Karl Kapp, o gamification é “engajar pessoas, motivar ações, promover aprendizado e resolver problemas.” Já Kevin Werbach diz que “ é aprender através de games”.
Gartner Group, o gamification “ é uma ampla tendência de empregar mecânicas de jogos para ambientes que não são jogos, como áreas de inovação, treinamentos empresariais, causas sociais e área de saúde.”
Dessa forma, a gamificação nada mais é do que utilizar elementos de jogos, com o intuito de promover o engajamento e aprendizado das pessoas. Esses elementos são: pontuação (score), fases, “prêmios” por conquistas e barras de progresso, que aumentam e facilitam a interação entre as pessoas e o canal na qual foi aplicado.
Então como é a Gamification na prática?
Em uma entrevista com UX Designer Gabriel Freitas diz que “ A gamification melhora o ânimo das equipes , bem como uma entrega maior de esforço nas tarefas diárias a fim de ajudar um ao outro a entregar suas tasks.”
Segundo o Gabriel Freitas, ele notou os colaboradores mais ativos e proativos. Quanto ao aspecto profissional , é visível uma melhora na autoestima e um grande entrosamento entre as equipes , levando a uma competição saudável, o que é essencial para o crescimento dos profissionais.
Comments