Comunicação Empresarial e Comunicação Organizacional: entenda as diferenças
- Eduardo Campelo
- 21 de dez. de 2020
- 3 min de leitura

Todas as interações humanas existem graças a prática comunicativa. No entanto, as companhias que a utilizam a comunicação de forma consciente sabem que públicos diversos requerem abordagens distintas. Porém poucas sabem que a comunicação empresarial e a comunicação organizacional têm finalidades e características bem diferentes diferentes. No texto de hoje vamos abordar cada uma dela, vamos lá!
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação empresarial é utilizada pelas empresas para atingir determinados objetivos junto ao público, como o aumento da credibilidade e a melhoria da imagem diante do mercado. A finalidade é a expansão dos negócios, o aumento dos lucros e o crescimento da organização, ela é essencial para a sobrevivência das companhias.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Estabelecer uma estratégia para a comunicação empresarial proporciona diversos benéficios apra as organizações, entre eles:
evita rumores, especulações e seus desdobramentos, tanto do público interno quanto externo;
cria nos colaboradores o sentimento de pertencimento e participação, e nos consumidores o de engajamento;
faz com que as dúvidas, reclamações e sugestões encontrem um canal produtivo para expressão;
contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa;
cria um alinhamento de valores e propósitos que favorece a produtividade.
TENDÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Ficar de olho nas tendências da área de comunicaçãofaz toda a diferença para o alcance de resultados relevantes. Veja algumas:
preocupação com o ROI: mais do que nunca os gestores de comunicação têm sido cobrados pela entrega de resultados das ações desenvolvidas — assim, bem mais do que apenas criatividade, é preciso que a comunicação seja pensada de forma estratégica para que consiga retornar o investimento que foi feito;
automação: conforme citado anteriormente, a agilidade é um fator que contribuiu fortemente para o sucesso da comunicação empresarial, por isso, apostar na sua automação é uma forte tendência — além da velocidade, o uso de sistemas como chatbots permite a personalização das mensagens e o atendimento simultâneo a um maior número de pessoas;
humanização das marcas: depois de falar em automação, pode parecer contraditório falar em humanização, mas não é — na verdade, esse conceito tem a ver com a busca do consumidor por empresas que possam gerar conexões verdadeiras e que atendam aos seus anseios de coração, mente e espírito. Nesse contexto, a comunicação das empresas precisa transmitir valor, propósito e humanidade para criar as conexões com seus públicos.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Diferentemente do conceito anterior, a comunicação organizacional se refere à gestão e à otimização dos relacionamentos com os diferentes públicos de uma companhia.
Ela se destina aos consumidores, colaboradores, empresários, acionistas, políticos, entidades de classe ou à opinião pública. Seu objetivo é sintonizar interesses entre a empresa e os grupos internos e externos que são alvo de suas ações.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Embora os resultados sejam fundamentais para uma companhia, a forma como eles são atingidos também adquiriu uma grande importância para as empresas na atualidade. A preocupação com a maneira como os colaboradores se relacionam e se comunicam se tornou uma realidade nas organizações. Elas conhecem o poder que um ambiente favorável exerce quanto ao sucesso nos negócios.
FATORES PARA O SUCESSO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Em primeiro lugar, é necessário compreender que ela é uma ferramenta estratégica, fundamental para o sucesso da companhia. Por isso, não se trata de um mural de recados ou de iniciativas para transmitir informações.
O principal papel da comunicação organizacional é compartilhar os valores e a cultura da empresa, e fazer isso de tal forma que eles sejam realmente assimilados pelo público-alvo, sejam eles os colaboradores ou o ambiente externo.
Portanto, ela não deve ser planejada de forma descuidada. Deve ser plenamente intencional e utilizar os métodos mais eficazes para envolver o público-alvo e garantir os resultados desejados.
コメント