Criatividade inspirada por dados!
- Eduardo Campelo
- 5 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Vivemos em um mundo cada vez mais confuso e pensar grande e ter ideias poderosas faz toda a diferença nós dias atuais. Por isso nunca na história da humanidade houve uma época melhor para ser criativo. E ainda, hoje mesmo com fácil acesso a tecnologia, a criatividade é o principal elemento que aumentar as vendas da sua empresa.
Novas tecnologias e possibilidades de criar e disseminar conteúdos surgem a todo momento. Hoje há mais plataformas, sinais e dados para orientar as nossas decisões. No trabalho que realizo em diversas empresas encontrei diversos usos tecnologias e dados para assumir riscos criativos, fazer melhores escolhas corporativas e claro comprovar o valor de novas ideias. Abaixo você vai encontrar três desafios criativos, que podemos encontrar em qualquer empresa, e conseguimos superar com o poder da tecnologia e acesso a dados. Vamos lá!
1. O quanto você conhece o seu público?
A grande maioria dos empreendedores e profissionais de marketingacha queconhece seus clientes. Porém não é isso que acontece no mercado. Segundo uma pesquisa recente daAcquia, 61% das pessoas disseram que as marcas que deveriam conhecer seu público-alvo, na verdade, não os conhecem de verdade. Hoje temos nas mãos tantos dados e ferramentas disponíveis para entender nosso clientes.Egarantir que o marketing esteja alinhado a elas é mais fácil ainda.
Em 2019 a Olay Skin Care fez em uma campanha, onde sua equipe de marketing mergulhou em dados gerados pelo Google e YouTube, e descobriu que seu público, por incrivél que pareça, ama futebol americano e filmes de terror. Essas informações levaram ao desenvolvimento da campanha #KillerSkin, que contou uma história única e arrebatadora em torno do Super Bowl, atraindo dezenas de milhões de espectadores e gerando um crescimento enorme nas buscas.
2. Você está oferecendo personalização em escala para seus clientes?
Uma pesquisa recente testou o impacto de diversos tipos de propaganda, e comprovou que anúncios em vídeo recebem 3 vezes mais atenção das pessoas do que a média das propagandas tradicionais.
A Abreva usou o Youtube Director Mix para gerar 119 versões de um anúncio, customizando os textos de acordo com os vídeos do YouTube em que apareciam. Vejam alguns exemplos abaixo:

(Tradução: “Você não pode se livrar das mensalidades caríssimas, mas pode se livrar dos lábios rachados em 2 dias e meio.”)

(Tradução: “Mantenha o visual radiante, mas livre-se dos lábios rachados. Acabe com os lábios rachados em 2 dias e meio.”)
A campanha gerou um aumento de 41% em ad recall e de 342% no interesse das buscas do público-alvo no Google e no YouTube.
3. Qual é o seu roteiro de experimentos?
Existe uma regra de ouro para o trabalho criativo: "não existem regras". Mas testes inteligentes e estratégicos que podem ajudar sua empresa a entender o que funciona e o que não funciona.
Um grande exemplo são as marcas que se juntaram ao time do Unskippable Labs do Google para responder à seguinte pergunta: qual é o nível ideal de customização em uma campanha? A campanha da marca Cover Girl da Coty mostrou que anúncios com customização apenas de texto performaram igual ou melhor do que a peça que, além de texto, tinha imagens customizadas.
Melhore seus resultados com inteligência criativa
Muitos profissionais se se perguntam se a tecnologia vai tirar o trabalho dos profissionais de criação. Nenhuma máquina pode ocupar o lugar de uma pessoa com grandes ideias.
A tecnologia e os dados são ferramentas que podem ser usadas para expandir e enriquecer seu trabalho criativo, mas nunca vão substituir ele.
Comments