O QUE É COMUNICAÇÃO INTEGRADA: CONCEITO, COMO FUNCIONA E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
- Eduardo Campelo
- 23 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Você sabe o que é comunicação integrada?
O desenvolvimento tecnológico, a transformação digital nas empresas e o advento de inúmeras ferramentas de comunicação ampliaram, significativamente, os pontos de contato entre as marcas e os seus clientes.
Por isso, saber lidar com esses recursos e se comunicar de maneira eficiente acaba sendo um grande diferencial competitivo.
Porém, uma mesma informação pode se perder em diferentes mensagens e formatos. Nesse sentido, é função da comunicação integrada garantir que todas as comunicações da empresa estejam devidamente alinhadas com um objetivo maior, organizando o fluxo de informações.
Neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre o que é comunicação integrada. Verá, também, como funciona e quais os principais benefícios dessa prática para os negócios.
O que é comunicação integrada?
A comunicação organizacional integrada trata de uma série de estratégias que uma empresa utiliza para passar algum tipo de mensagem aos seus públicos.
Esses públicos podem ser:
Clientes;
Prospects;
Colaboradores;
Fornecedores;
Investidores;
Sócios;
Parceiros;
Comunidades.
Além de qualquer outro grupo que se relacione com as atividades da empresa, os chamados stakeholders.
As ações de comunicação integrada geralmente são divididas em:
Assessoria de Imprensa;
Relações Públicas;
Publicidade e Propaganda;
Marketing;
Comunicação Interna.
A comunicação integrada, por sua vez, nada mais é que o alinhamento de todos esses grupos citados.
Isto é: o conjunto de esforços e estratégias comunicacionais devidamente articulados com o intuito de agregar valor à marca e consolidar sua imagem perante a públicos específicos.
A comunicação organizacional integrada tem como objetivo também unificar tudo o que a empresa comunica. Dessa forma, permitindo uma atuação sinérgica entre os diferentes setores e garantindo que a “voz” seja a mesma.
Isso significa, por exemplo, que a mensagem divulgada em um e-mail marketing deve estar de acordo com a mensagem passada em um post no Facebook da empresa.
Mas sobre isso trataremos mais à frente.
Como funciona a comunicação integrada?
Agora que você já sabe o que é comunicação integrada, vamos clarear mais as ideias mostrando como ela funciona.
Basicamente, a comunicação organizacional integrada trata todo o processo comunicacional da empresa a partir da perspectiva de quem receberá a mensagem, seja público interno ou externo.
Para alcançar uma integração efetiva, é preciso antes estabelecer uma Política de Comunicação Integrada. Trata-se de um documento que deverá refletir a história da empresa, seu posicionamento e a forma com que ela se relaciona com os stakeholders.
O objetivo da Política de Comunicação Integrada é otimizar os esforços e os recursos disponíveis. Além disso, deve propagar os valores organizacionais, diretrizes de conduta, objetivos comunicacionais e estratégias de comunicação integrada.
O plano de comunicação integrada
Feito isso, é hora de elaborar o Plano de Comunicação Integrada. Nessa etapa tático-operacional, são colocadas todas as ações das equipes de comunicação, direcionando cada atividade.
Aqui são definidos também os stakeholders, os canais de divulgação das mensagens, o tipo de conteúdo que será passado, os recursos necessários, o orçamento disponível e os indicadores de desempenho.
No caso dos stakeholders, é preciso segmentá-los de acordo com suas necessidades de comunicação específicas. Isso porque você pode acabar sobrecarregando determinados públicos de interesse com informações que não necessariamente vão gerar valor para eles.
A partir dessa segmentação, fica mais fácil também determinar quais canais são mais adequados para cada público, que tipo de conteúdo deverá ser produzido para atender perfis específicos e qual linguagem deverá ser utilizada para garantir maior clareza e entendimento.
Yorumlar